Área do aluno
Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]
Av. José Ferreira dos Reis, 777
Sertãozinho – SP
CEP: 14161-025
Fone: 3521-1111

Imagem: sportpoint74, de envatoelements

Imagem: sportpoint74, de envatoelements

11/08/2020

Dados recentes do IBGE revelam que, em 2019, o Brasil contava com 19 milhões de analfabetos. São pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever nem mesmo um simples bilhete. A pesquisa mostra que o problema está concentrado em torno das pessoas mais velhas, com mais de 60 anos. Certamente, influenciam esses resultados as desigualdades raciais e sociais. E a região Nordeste é campeã nesses quesitos.

Devidos aos efeitos danosos da pandemia da Covid-19, muitos consideram que o ensino remoto, ou a distância, deve resolver todo o problema quando o assunto é educação. Mas não é bem assim. Outra vertente acha que essa modalidade de ensino é fraca. Também não, simplesmente é fruto da péssima qualidade do ensino de hoje.

Como educador e membro fundador do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (Ciee/MG), sempre defendi um ensino de qualidade, seja ele público ou privado. O que ocorre é que, entra governo e sai governo, apesar das promessas, a educação no Brasil nunca foi prioridade, sendo tratada como um bem supérfluo e que não rende votos. Não existe planejamento, e a improvisação resulta em desastre. Educação boa é aquela minuciosamente planejada no médio e no longo prazo.

Quanto ao ensino presencial ou remoto, creio que ambos devem continuar. Com tempo e investimentos, poderemos passar a limpo ambas as modalidade. Foi o que fez o Telecurso 2000, com aulas remotas pela televisão. Devemos deixar bem claro que não podemos condenar as novas tecnologias, mesmo porque o ensino remoto tem suas origens no presencial e estão aí para ficar, mas precisam melhorar, e muito, a qualidade.

A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB) prevê que o ensino remoto pode ser administrado a partir do ensino fundamental, enquanto na educação infantil as atividades online não são validadas. Acredito que para aperfeiçoar esse sistema será necessário promover alterações na legislação; fazer adaptações e/ou mudanças nos currículos; estabelecer novos critérios para a prática profissional; preparação adequada de professores para dominar as novas tecnologias, além da introdução de novas técnicas para o material didático.

Quanto aos professores, esses terão dificuldades em conciliar o trabalho em casa com a criação de seus filhos. Muitos terão que se adaptar às novas tecnologias e aprender a lidar com elas, e isso pode afetar o lado emocional. Em relação aos alunos do ensino médio, esses normalmente têm conhecimento das novas tecnologias e podem caminhar sozinhos, desenvolvendo-se melhor com o ensino remoto.

Um dos graves problemas do isolamento social proporcionado pelo ensino remoto é a falta de convívio dos estudantes com os colegas e professores. Além disso, muitos jovens dividem a atenção no horário das aulas virtuais com as redes sociais. Há também a dificuldade de sanar dúvidas com o professor de maneira imediata. Nesse sentido, alunos mais tímidos terão impacto negativo na aprendizagem.

Não há dúvida de que ambos os sistemas estão aí para ficar. Lembro ainda que o profissional do futuro, para ter maiores oportunidades no mercado de trabalho, deve ter conhecimento inerente à sua área de formação, mas precisa ser multidisciplinar, flexível e saber lidar com os problemas.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - ©2009
RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo