Área do aluno
Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]
Av. José Ferreira dos Reis, 777
Sertãozinho – SP
CEP: 14161-025
Fone: 3521-1111

Podcasts são grandes ferramentas na preparação para o vestibular

Imagem retirada de https://www.metropoles.com/colunas-blogs/rumo-a-aprovacao/podcasts-sao-grandes-ferramentas-na-preparacao-para-o-vestibular

Imagem retirada de https://www.metropoles.com/colunas-blogs/rumo-a-aprovacao/podcasts-sao-grandes-ferramentas-na-preparacao-para-o-vestibular

19/11/2019

Uma analogia simples para explicar o que seria um podcast – conteúdo de mídia, geralmente em formato de áudio – seria a sua semelhança com um programa temático de rádio. Uma das vantagens do podcast é que você pode escolher sobre o que quer ouvir. Outra, primordial, é poder decidir a hora que vai ouvir. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Imagina, por exemplo, poder aproveitar o longo tempo parado no trânsito entre o deslocamento de ida e de volta do cursinho para entender um pouco mais sobre literatura, ciências, política, cultura, história e ainda ficar bem informado em relação às notícias da atualidade.

Para aqueles que reclamam da falta de tempo para acompanhar as notícias diárias, para os que não sabem como fazer para ficarem informados sobre as temáticas atuais e, ainda, para os que acumulam um alto volume de leituras atrasadas, o podcast é uma excelente ferramenta. Realmente, otimizam tempo e potencializam sua preparação para as provas de vestibular.

Escute o que estou te falando: Os podcasts são um excelente auxílio na sua rotina, corrida, de estudos. Te ajudarão a cumprir suas metas. Não deixe de incluir esses arquivos de áudios em seu cronograma. A seguir, apresento uma seleção de programas que vão ajudar você a estudar de uma forma diferente.

10 sugestões de podcasts para turbinar sua preparação:

NERD CURSOS (Spotify)
Oferece mais de 100 episódios, gratuitos, sobre os assuntos que mais caem no vestibular nas áreas de física, química e biologia.

SCICAST (Spotify)
A aplicabilidade dos principais assuntos da área de ciências da natureza e de matemática. Exemplos cotidianos e didáticos ajudam a entender temas mais difíceis.

XADREZ VERBAL (Spotify)
Aqui o historiador Filipe Figueiredo debate temas que envolvem as ciências humanas como, por exemplo, política nacional e internacional e fatos históricos da humanidade.

PRESIDENTE DA SEMANA (Spotify)
Idealizado pelo jornalista Rodrigo Vizeu, esse podcast da Folha de São Paulo conta a história de todos os presidentes eleitos no Brasil. De Deodoro da Fonseca a Jair Bolsonaro, os áudios mostram não apenas a biografia, mas também todo o contexto histórico e que aconteceu no País desde que presidencialismo foi implementado.

RESUMOV (Spotify)
Criado por Susane Ribeiro, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), formada, também, nesta instituição. Susane dá dicas de estudos para quem deseja ter uma boa nota no Enem ou passar nos vestibulares mais difíceis do país. A professora coleciona aprovações em Medicina na USP e na Unicamp.

ESCRIBA CAFÉ (Spotify)
Com foco no passado do mundo e da humanidade, esse podcast explica de forma profunda fatos históricos. O conteúdo é útil para quem tem interesse em aprender mais sobre história e a sociedade.

ANTICAST (Spotify)
Filosofia, literatura e cultura também têm espaço entre os podcasts. O Anticast discute questões sobre ética e comportamento utilizando referências científicas. Um excelente podcast para repertório e citações em redação.

FRONTEIRAS DA CIÊNCIA
Aprenda de forma simples e leve sobre os desafios do espaço, termodinâmica quântica e muito mais. Programa produzido pela rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e disponibilizado no spotify.

MARCA TEXTO
O podcast de literatura do Guia do Estudante faz análise das obras obrigatórias nos principais vestibulares do país.

FILOSOFIA POP
O podcast Filosofia Pop tem o objetivo de contextualizar a filosofia com outras áreas do conhecimento.
Metrópoles

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - ©2009
RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo