Área do aluno
Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]
Av. José Ferreira dos Reis, 777
Sertãozinho – SP
CEP: 14161-025
Fone: 3521-1111

Por que a Educação Infantil é tão importante para a vida?

Imagem: gpointstudio, de envatoelements

Imagem: gpointstudio, de envatoelements

12/01/2021

Há quem acredite que a Educação Infantil seja um período destinado somente a brincadeiras, sem grandes prejuízos à criança caso ela não vivencie esse primeiro momento da vida escolar.

No entanto, a primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos de idade, é uma etapa determinante para a aquisição das habilidades fundamentais e o desenvolvimento cerebral da criança.
É na primeira infância que se constituem aspectos que irão acompanhar o indivíduo até a fase adulta, seja na área da saúde ou no seu bem-estar social, emocional e cognitivo.

É na Educação Infantil que se criam as bases para melhores condições de exercício da cidadania e contribuição para os avanços sociais, uma vez que, nesta fase, as crianças têm acesso ao conhecimento e à interação social, o que a insere dentro do mundo e da sua cultura.

A Educação Infantil é o segmento que acompanha as crianças que se encontram na faixa etária da primeira infância; portanto, as contribuições escolares são de suma importância em seu desenvolvimento, principalmente na psicomotricidade, consciência fonológica, interação social e fala.

Ao pensar em uma escola, os pais devem levar em consideração o bem-estar integral da criança e qual o ambiente favorece o desenvolvimento de todos os seus aspectos (social, emocional, cognitivo, psicomotor etc.).

O brincar na Educação Infantil e por toda a infância está relacionado ao processo de humanização, por meio do qual a criança aprende a reconhecer o outro de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros e desenvolvendo a sua capacidade de raciocinar, julgar, argumentar, chegar a um consenso, entre outras habilidades que advêm da convivência através das brincadeiras.

A partir do brincar também se formam conceitos e se constroem novos conhecimentos que podem ser inseridos, de forma lúdica, durante a interação entre adultos e crianças e entre as próprias crianças.

O Povo Online, escrita por Inês Falcão

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - ©2009
RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo